Recentemente vi um reels de Hernandes dias lopes, indicando alguns livros que o ajudaram a edificar a sua fé, fui lá e comprei.
Hoje estou lendo um desses livros e este artigo saiba que ele é fundamentado apartir da leitura do livro O pastor aprovado de Richard Baxter
Logo no início do capítulo I me derapei com a seguinte afirmação:
Muitos procuram uma congregação pois estão caracterizados pelo interesse próprio, negligência, orgulho, divisionismo ou outros pecados, o capítulo ainda fala que tenhamos cuidado com isso pois isso precisa ser administrado, pois se pudessemos deixar de cometer tais pecados sem a necesidade de repreendê-los, alegremente nós deixariamos de cometê-los. Sabendo disso agora, o que podemos fazer?
Mas por parte é salientado que mesmo sabendo destas coisas é um erro irreparável desistir de nossos irmãos, porém tolerar os maus hábitos dos ministros é promover a ruína da igreja.
Imagine que toda a sua congregação está em um navio (este navio não é a sua vida, é a sua congregação), esse navio tem rachaduras e buracos, e simplesmente os que deveriam estar tampando os buracos e as rachaduras estão dormindo. Sendo assim o correto seria correr e chamar os responsáveis ou deixar que eles durmam e o navio afunde? Lembre que você tambem está no navio, a sua vida depende que eles tampem os buracos. Mas acredite que estes homens ainda ficariam bravos pois seriam chamados as pressas pois estavam dormindo e provavelmente com palavras duras e tom de urgência, até de preguiçosos.
Vocês não diriam: “O trabalho tem que ser feito e é a sua função, se não todos nós vamos morrer?” É esse o nosso caso irmãos, o trabalho de Deus tem que ser feito!
No entando continua dizendo que há sempre alguns que estão mais inclinados a julgar e a culpar os outros, a estes eu os assemelho há um homem que não tinha nem nunca teve o desejo de velejar, mais por ouvir alguem falando que era emocionante, foi lá e comprou um barco, ancioso para utilizá-lo no final de semana ele pega seu barco sem muita instrução e se lança ao mar a ponto de experimentar a emoção conforme ouvirá, o início é emocionante mais em certo ponto o baco bate em algo e isso faz uma rachadura no casco e começa a entrar água, para sobreviver este homem deve retirar a água para que sua embarcação não afunde.
O homem é você
O Barco é a sua vida
Que bate nos problemas da vida
Mas o oceano é Deus
Archimedes e a água que entra no barco?
A água é Deus se fazendo presente em sua vida, e muitas vezes você não se deixa submergir pois tem medo de morrer, e você critica aquela água, aquela rachadura, deixe a água entrar meu irmão, não se preocupe, pois agora você faz parte de algo maior.
E o livro continua mencionando que o desejável é que devemos considerar até que ponto podems ter comunhão uns com os outros, a ponto de que se chegar um momento à qual não conseguimos mais tê-la, pelo menos que possamos nos aconselhar e nos consultar, que possamos ouvir os que nos chamam quando estamos dormindo, que possamos não ter medo quando a água começar a entrar, mas que sejamos fiéis ao propósito que Cristo tem em nossas vidas e façamos com zelo.
Aos que promovem divisões desnecessárias entre a igreja, o apóstolo fala em Romanos 16:17 que devemos notar e evitar.
Irmãos, peço a vocês que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e criam dificuldades, indo contra o ensino que vocês aprenderam. Afastem-se deles.
Romanos 16:17